BANCOS DE IMAGENS: PAGOS X GRATUITOS

Em algum momento na sua trajetória profissional ou pessoal, você se pegou diante de um trabalho ou atividade que era necessária a utilização de uma imagem?

Pois é!? Certamente, em algum momento da sua vida, você deve ter passado por essa experiência. Aposto que a primeira coisa que passou pela sua cabeça foi:

“Vou acessar o google para encontrar a melhor solução.”

Isso não é um nenhum pensamento absurdo. Principalmente, pelo fato, do Google ser a maior ferramenta de pesquisa na internet do mundo. Entretanto, o que nem todo mundo sabe é das consequências da utilização não autorizada de algumas imagens disponíveis na internet.

AS CONSEQUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE IMAGENS NÃO AUTORIZADAS

Uma das principais consequências da utilização não deliberada do uso de imagem protegida, é a autuação por “Publicação não autorizada de fotos” que pode acarretar danos morais e pagamento de indenização ao dono da imagem.

COMO RESOLVER O PROBLEMA?

É exatamente para isso que existem os bancos de imagens. Para você poder realizar seus trabalhos sem nenhum tipo de dor de cabeça. Bancos de imagens são sites que disponibilizam imagens livres de direitos autorais. Entretanto, existem 2 tipos de banco de imagens: pagos e gratuitos. Mas qual a diferença?

BANCOS DE IMAGENS GRATUITOS:

Os bancos de imagens gratuitos, como o nome mesmo já diz, disponibilizam as imagens livres de taxas, mensalidades e de direitos autorais. Mas então, como eles fazem para se manter? Muitas vezes, sites desse tipo, vivem apenas das publicidades disponíveis neles. Bancos de imagens gratuitos, devido ao grande número de fotógrafos colaboradores espalhados pelo mundo, normalmente possuem um grande volume de fotos. Entretanto, muitas vezes, disponibilizam um material genérico, com atores com características étnicas, paisagens, lugares e animais diferentes das quais se procura.

BANCOS DE IMAGENS PAGOS:

Os bancos de imagens pagos, disponibilizam diferentes formas para aquisição das imagens. Você pode optar por pagar um valor específico por cada foto ou fazer um plano mensal no qual são disponibilizados certo números de downloads de imagens diárias, semanais ou mensais. Os bancos de imagens pagos também possuem um grande volume de fotos, entretanto as fotos são muito mais específicas, o que facilita na hora de escolha.

LISTA DE BANCOS DE IMAGENS

Para que você possa escolher qual tipo de banco melhor atende as suas necessidades e desenvolver os seus projetos sem ficar se preocupando, a equipe da Ilha separou uma lista com 5 bancos de imagens gratuitos e 5 bancos de imagens pagos para você.

BANCOS DE IMAGENS GRATUITOS:

  • Pixa Bay: Sem muitas propagandas e com um acervo bastante variado o PixaBay possui ótimas opções para blogs, sites e revistas.
  • Free Pik: Com toda a sua praticidade, além de fotografias, no FreePik você encontra vetores e templates. Excelente opção para trabalhos acadêmicos.
  • Gratisography: Sabe aquelas fotos diferenciadas? de uma câmera fotográfica, de um cara fazendo careta… Então, você encontra no Gratiso Graphy. Ótima alternativa para trabalhos artísticos.
  • Foodies Feed: Vai executar um job e precisa de uma foto de alimento? Se sim, esse site é uma ótima opção. Possui imagens de alimentos que superam alguns bancos pagos.
  • Free Digital Photos: Nesse site você encontra fotos com altíssima qualidade, a maioria delas são produzidas por profissionais.

BANCOS DE IMAGENS PAGOS:

  • Deposit Photos: Atualmente, apesar de não possuir grande acervo, o Deposit Photos é um dos bancos de imagem com melhor custo benefício do mercado. Uma excelente opção para empresas.
  • Shutterstock: O Shutterstock é um dos bancos com maior número de fotos do mercado. Entretanto possui um custo mais elevado. Indicado para empresas que necessitam de um grande variedade de fotos.
  • 123RF: Esse banco é uma ótima opção para quem busca por um material moderno e diferente. Nele você encontra infográficos, vídeos, fotos e outros.
  • Photodune: No momento, depois do Deposit Photos, esse é o banco com melhor preço, nele você pode adquirir imagens separadas, ótimo para pequenos serviços.
  • Getty Images: O Getty Images é parte de um grupo composto por outros 2 bancos de imagens. Possui um poderoso acervo, porém não possui um bom custo benefício.

Bom!? É isso aí, eu vou ficando por aqui. Se você já utilizar e ou já utilizou algum desses banco, conta pra gente. Deixa o seu comentário aí em baixo.

Até mais!!!

Hugo Baqui

Leave a Reply