COMO FUNCIONAM AS PESQUISAS NA INTERNET?

Você está em casa de bobeira, de repente dá aquela vontade de fazer um lanche rápido e diferente…

Então você pega seu celular, acessa a internet e digita: “lanche rápido”

E, quase que imediatamente, BUMMM… milhares de receitas rápidas e fáceis na telinha do seu celular.

Que maravilha, não é mesmo? Mas você já parou para se perguntar como essa pesquisa funciona na internet?

De certa maneira, a pesquisa na internet, é como você buscar e encontrar em apenas 1 livro tudo aquilo que você procura. Mas com uma diferença, os índices desse livro são extremamente bem organizados e quase sempre se referem exatamente ao título pesquisado.

As pesquisas nos sites de busca não são muito diferentes.  O processo é separado basicamente em 3 parte: Rastreamento, Indexação e Resultados.

RASTREAMENTO

Os sites de pesquisas, como o Google por exemplo, possuem poderosos filtros de captura, conhecidos como “rastreadores da Web”, que analisam as páginas da web e seguem os links contidos nelas. No caso do Google, existe um programa chamado Googlebot que, através de processos de algoritmos, determinam quais site devem ser indexados e a frequência com que eles devem ser exibidos.

CURIOSIDADE

Entretanto, os rastreadores não são capazes de rastrear textos em imagens, apenas as descrições das imagens e as tags estrategicamente colocadas para serem identificadas pelos rastreadores, por essa razão que nem sempre a imagem pesquisada corresponde ao título pesquisado. Então é dessa maneira que os rastreadores chegam até as imagens pesquisadas.

INDEXAÇÃO

Depois de rastreadas, as informações são compiladas em um poderoso índice. Aquele índice que nos referimos no início do nosso bate-papo. Nesse processo todas as palavras e a localização de cada uma delas são relacionadas e armazenadas. Tags e palavras-chave também são utilizadas na hora de identificar e relacionar os conteúdos.

RESULTADOS

Depois de todos esses processos realizados não é difícil para os programas de pesquisa localizarem a sua busca. Os programas pesquisam o índice das páginas correspondentes à pesquisa e retorna com os resultados sugeridos pelos indexadores de conteúdo.

SITE DE PESQUISA

Normalmente as pessoas ficam presas apenas aos sites de pesquisa mais conhecidos. Entretanto, a equipe da Ilha separou uma relação de 5 sites de pesquisa para você poder experimentar e, talvez, passar a utilizar. Vamos lá:

  • Google: Esse não vale, por isso vamos colocar um a mais.
  • Bing: Segundo site de pesquisa mais utilizado.
  • Yahoo: Um dos sites de busca mais antigos, além de ser um site de busca o Yahoo possui diversos produtos, como: e-mail, portais de notícias e outros.
  • ASK: Uma ótima alternativa para quem busca um conteúdo diferenciado, pois a sua busca gera resultados bem diferente dos seus concorrentes.
  • Baidu: É um site de pesquisa muito utilizados nos países do extremo oriente, como a China por exemplo.
  • Busca Uol: Site de pesquisa do uol.

Deixa o seu comentário mais abaixo e nos conte a sua experiência.

Até mais.

Hugo Baqui

Leave a Reply